JA slide show
 

Atendimento


Seg. a Sex das 8:00 as 19:00 
Sab. das 8:00 as 12:00

(11) 5082-1000

Sindrome do Túnel do Carpo – Mitos e Verdades

E-mail Imprimir

A Síndrome do Túnel do Carpo é , talvez , uma das doenças que mais seja cercada por mitos na Medicina. Muitos pacientes portadores da doença recebem informações variadas e muitas vezes inadequadas de pessoas leigas e até de médicos ou profissionais de saúde não familiarizados com o problema.

O vídeo abaixo mostra uma cirurgia para Síndrome do Túnel do Carpo por  vídeo realizada pelo Dr. Leonardo Alves de Mendonça Junior

 
 

O Dr. Leonardo Alves de Mendonça Junior e o Dr. Gilberto Hiroshi Ohara , especialistas em Ortopedia e Cirurgia da Mão da Clínica Alpha Center elaboraram o texto abaixo na forma de Perguntas e Respostas para ajudar as pessoas a compreenderem melhor a Síndrome do Túnel do Carpo

1- O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

Trata-se de um distúrbio que faz parte de um grupo de doenças denominadas Neuropatias Compressivas que se caracterizam pela compressão de um nervo periférico durante seu trajeto no membro. A Neuropatia compressiva mais comum é a Síndrome do Túnel do Carpo onde o nervo chamado Mediano é comprimido na região do punho chamada Carpo.

 

 2- O que a pessoa sente?

Em geral a doença se manifesta por dormências , principalmente no polegar , indicador e médio , mas que também podem ocorrer em outros pontos na mão. As dormências , denominadas parestesias, ocorrem principalmente após o paciente se deitar para dormir.

3- Pode ocorrer perda de movimento?

A Síndrome do Túnel de Carpo é um distúrbio basicamente sensitivo , ou seja , só a dormência predomina na maioria dos pacientes. Em casos muito tardios e graves pode ocorrer fraqueza por paralisia de um pequeno grupo de músculos na base do polegar chamados de eminência tenar, mas é uma situação rara

4- O que causa a doença?

Na maioria dos casos não é possível identificar uma causa específica e sim condições associadas como: posturas inadequadas e repetidas do punho no trabalho ou em casa , inflamação dos tendões da região , doenças sistêmicas com distúrbios tiroidianos, diabetes, sexo feminino , etc.

5- Qual exame devo fazer para saber se tenho a doença?

O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é eminentemente clínico , ou seja , baseado no histórico dos sintomas e no exame físico que o médico faz. Os exames complementares servem para confirmar o diagnóstico e descarta outras possibilidades. O principal exame na investigação é a Eletroneuromiografia , porém o Ultrassom e Ressonância podem ajudar.

6- Precisa operar?

Nem todo paciente com Sìndrome do Túnel do Carpo precisa ser operado. Geralmente, em casos iniciais e com poucos sintomas, o uso de talas , medicação e fisioterapia podem contribuir para a melhora do quadro. Porém , quando a sintomatologia é intensa e vem se prolongando por um período de meses , a cirurgia é indicada.

7- Como é a cirurgia? A recuperação é difícil?

Existem basicamente 2 técnicas: a técnica clássica ou aberta e a técnica endoscópica por vídeo. A técnica endoscópica exige uma maior curva de aprendizado pelo cirurgião e é recomendada que seja praticada apenas por Especialistas em Cirurgia da Mão. A técnica endoscópica permite uma melhor recuperação no curto prazo. A técnica clássica ou aberta também tem excelentes resultados e após alguns meses, os pacientes operados dessa maneira tem um resultado semelhante aos operados por vídeo. A técnica a ser usada deve ser individualizada para cada caso e o Cirurgião de Mão discutirá a melhor indicação para cada paciente

8- Existe o risco da doença voltar após a cirurgia?

Quando a cirurgia é bem indicada, o risco de recidiva é muito remoto. Acontece que existem outras condições que se manifestam com sintomas muito parecidos com os da Síndrome do Túnel do Carpo , como por exemplo a Hérnia de Disco Cervical. Se essas condições coexistirem e não forem bem avaliadas e tratadas , o paciente permanecerá com sintomas que se confundem com a dormência da Síndrome do Túnel do Carpo, contribuindo para o mito de que é uma doença que volta e não adianta operar.

 

Consulte o Dr. Leonardo ou o Dr. Gilberto, ambos Ortopedistas e Cirurgiões de Mão com bastante experiência no tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo

http://www.meutuneldocarpo.org/

 

Home Artigos Sindrome do Túnel do Carpo – Mitos e Verdades

Termo de uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."