Artigos

Seg. a Sex das 8:00 as 19:00 

(11) 5082-1000

(11) 2339-1074

Lesões dos Ligamentos e dos Meniscos no Joelho

As lesões de menisco e ligamentos do joelho encontram-se entre as mais frequentes nos traumas torcionais do joelho. A crescente procura por ativiade física e o grande número de praticantes de futebol no Brasil faz com que sejam lesões comuns nas clínicas ortopédicas.

Lesões Meniscais

Os meniscos são constituídos por fibrocartilagem com formato semilunar localizados no compartimento medial e lateral do joelho. Responsáveis pela absorção de forças, pelo aumento da estabilidade da articulação e facilitando a troca de líquido sinovial intra-articular. Suas lesões ocorrem nos movimentos torcionais comuns em atividades físicas como corridas, futebol, voleibol, etc. Os pacientes queixam-se de dor acompanhado pelo aumento de volume da articulação, sensação de limitação funcional e de instabilidade. As lesões meniscais são classificadas quanto sua forma, estabilidade e localização, orientando assim o tratamento. Quando a lesão for sintomática e instável indica-se a artroscopia que consiste num procedimento cirúrgico pouco invasivo realizado por auxilio do artroscópio. Entre as opções atuais de tratamento tem-se a sutura do menisco, sua ressecção parcial e o transplante.

Lesões do Ligamento Cruzado Anterior
O ligamento cruzado anterior é uma estrutura intra-articular responsável principalmente pela estabilidade anterior do joelho (impossibilita a anteriorização da tíbia sobre o fêmur). O mecanismo de lesão se dá normalmente pela desaceleração ou mudança de direção brusca na pratica esportiva. O paciente apresenta a sensação de um estalido, às vezes audível, dor intensa e impossibilidade de continuar sua atividade. Na fase aguda o joelho apresenta-se com derrame articular, limitação funcional e dor. O exame clínico permite o diagnóstico da lesão sendo complementado pela ressonância magnética. O tratamento inicial é baseado na analgesia e diminuição do processo inflamatório. O procedimento cirúrgico da reconstrução ligamentar é indicado para pacientes jovens e ativos. A cirurgia é realizada pela artroscopia apresentando resultados que permitam o retorna a pratica esportiva.