Mão

As lesões dos tendões estão entre as mais frequentes nos acidentes da mão. Ferimentos domésticos, por exemplo com facas ou cacos de vidro , são comuns nos Pronto Socorros e muitas vezes não são diagnosticados corretamente. Os tendões são estruturas que ligam os músculos aos ossos , transformando a contração muscular em movimento articular. A ruptura de um tendão gera a perda total ou parcial de movimento. Muitas fezes, pequenos ferimentos podem ser como a "ponta de um iceberg" e esconder lesões tendinosas. Isso é particularmente comum na mão, onde a falta de movimento pode ser atribuída à dor da ferida e confundir o médico não especialista. 

Em crianças também o diagnóstico pode ser difícil pela dificuldade delas em verbalizar os déficits e colaborar com o médico em um atendimento emergencial.

As principais dicas para evitar as lesões de tendão são : evitar usar facas para abrir embalagens , separar alimentos congelados ; muito cuidado com copos de vidro , janelas e portas envidraçadas , principalmente com as crianças ; enfim toda atenção é pouco quando lidamos com objetos cortantes.

Abaixo podemos ver uma Tenorrafia (Sutura de Tendão) realizada pelo Dr. Leonardo Mendonça , Ortopedista e Cirurgião de Mão da Alpha Center 

Procure sempre um Especialista em Cirurgia da Mão na suspeita dessas lesões. O diagnóstico e tratamento precocoes são essenciais para uma recuperação funcional completa.

Clínica Alpha Center

Av. Ibirapuera, 2907 - Conj. 1611

Moema, São Paulo - SP

CEP: 04029-200

Contato

(11) 5082-1000

(11) 2339-1074

(11) 97069-1441 (WhatsApp)

Facebook

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 8:00 as 18:30h

Responsável técnico

Dr. Sergio Eduardo Ungari da Costa

CRM 94760