Mão

A Ortopedia moderna conseguiu melhorar o tratamento de muitos distúrbios que no passado levavam a incapacidades em graus variáveis. No mundo todo, pacientes portadores de doenças articulares, como por exemplo a artrose do joelho e quadril, se beneficiaram com a cirurgia para substituilção articular por próteses. Pacientes que antigamente tinham como destino a limitação de mobilidade, com o uso de muletas, cadeira de rodas, etc, hoje podem apresentar uma vida praticamente normal.

Da mesma maneira, seguindo a tendência mundial em relação ao emprego da tecnologia em cirurgias  minimamente invasivas , a artroscopia tem conseguido corrigir lesões, principalmente traumáticas, com uma recuperação muito mais rápida e menos sofrida para o paciente. Observamos isso priincipalmente no ombro e joelho.As imagens antigas de atletas usando gesso e longas sessões de fisoterapia são cada vez mais raras.

Entre as especialidades ortopédicas, a Cirurgia da Mão talvez seja a última a ter adotado a artroscopia e a artroplastia em seu arsenal terapêutico.As limitações tecnológicas impediram por muito tempo o desenvolvimento de materiais de tamanho adequado para a abordagem artroscópica da mão e do punho. A fabricação de próteses com material com compatibilidade biológica adequada ao punho e mão também foi um avanço tardio dentro da especialidade.

Felizmente, já existem materiais seguros e com resultado clínico muito satisfatório, como por exemplo as próteses de pirocarbono , as mini-âncoras com polímeros absorvíveis, mini ópticas, etc.

Atualmente, doenças como a síndrome do túnel do carpoa, a artrite reumatóide, os costos sinoviais, as lesões ligamentares do punho, etc, podem ter indicação de cirurgia por vídeo, com reabilitação mais precoce do que as técnicas convencionais.

As próteses também já são uma realidade e muitos casos que antes eram tratados por fusão articular com perda de movimentos (artrodese), hoje podem ser submetidos a uma cirurgia mais funcional e com preservação da mobilidade.

Cosulte um especiialista em Cirurgia da Mão. Cada caso deve ser avaliado individualmente para a decisão em relação ao melhor tratamento.

Clínica Alpha Center

Av. Ibirapuera, 2907 - Conj. 1611

Moema, São Paulo - SP

CEP: 04029-200

Contato

(11) 5082-1000

(11) 2339-1074

(11) 97069-1441 (WhatsApp)

Facebook

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 8:00 as 18:30h

Responsável técnico

Dr. Sergio Eduardo Ungari da Costa

CRM 94760