Mão

Os profissionais que trabalham em linha de produção,escritórios, bancos, serviços administrativos e outras atividades em que é necessária a repetição intensa e contínua de um determinado movimento podem ter uma condição propícia ao surgimento de alterações de uma ou várias articulações. É o que se conhece como LER (Lesão por Esforços Repetitivos) ou, mais modernamente, DORT (Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho).As LER/DORT podem desencadear vários processos, desde inflamações como tenossinovites,bursites e epicondilites até alterações mais complexas como lombalgias, ciáticas, cervicalgias,artroses etc.

 

Os sintomas dessas doenças são muito variados e dependem de fatores como idade, sexo, sedentarismo, nível de estresse do trabalhador, tipo de atividade que exerce, do tipo de mobiliário ou máquina que utiliza, do local de trabalho e muitos outros.A origem das LER/DORT é multifatorial, podendo ser desencadeadas por fatores externos e individuais, como doenças pré-existentes (ex: diabetes, artroses, gota, reumatismos, obesidade, entre outras), que devem ser tratadas para que o quadro não se agrave.

O importante é ter consciência de que cada trabalhador é responsável por cuidar da sua própria saúde, devendo manter sempre uma alimentação saudável, carga horária de trabalho razoável, evitar gastos de energia adicionais em outros trabalhos como “bicos” ou qualquer atividade extra por períodos prolongados. Outro cuidado importante é realizar exercícios de alongamento e atividade física regular, de forma constante e bem orientada, e mesmo outras de caráter mais relacionado ao auto-conhecimento e à espiritualidade, indicadas para diminuir o nível de estresse da vida moderna, como ioga, tai-chi-chuan, meditação, etc.

Sempre se diz que a melhor forma de tratar a doença é através da sua prevenção, e se as recomendações mencionadas aqui forem seguidas, certamente você terá uma sensível melhora em sua qualidade da sua vida, gozando de uma vida produtiva mais prazerosa e sem dificuldades. Porém, se notar a presença de sinais como dores e inchaço, procure o mais rápido possível um especialista que possa fazer o diagnóstico, orientar e tratar adequadamente. As LER /DORT podem ser controladas, desde que cuidadas a tempo.

Clínica Alpha Center

Av. Ibirapuera, 2907 - Conj. 1611

Moema, São Paulo - SP

CEP: 04029-200

Contato

(11) 5082-1000

(11) 2339-1074

(11) 97069-1441 (WhatsApp)

Facebook

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 8:00 as 18:30h

Responsável técnico

Dr. Sergio Eduardo Ungari da Costa

CRM 94760