Mão

As lesões dos tendões estão entre as mais frequentes nos acidentes da mão. Ferimentos domésticos, por exemplo com facas ou cacos de vidro , são comuns nos Pronto Socorros e muitas vezes não são diagnosticados corretamente. Os tendões são estruturas que ligam os músculos aos ossos , transformando a contração muscular em movimento articular. A ruptura de um tendão gera a perda total ou parcial de movimento. Muitas fezes, pequenos ferimentos podem ser como a "ponta de um iceberg" e esconder lesões tendinosas. Isso é particularmente comum na mão, onde a falta de movimento pode ser atribuída à dor da ferida e confundir o médico não especialista. 

A Síndrome do Túnel do Carpo é , talvez , uma das doenças que mais seja cercada por mitos na Medicina. Muitos pacientes portadores da doença recebem informações variadas e muitas vezes inadequadas de pessoas leigas e até de médicos ou profissionais de saúde não familiarizados com o problema.

A Ortopedia moderna conseguiu melhorar o tratamento de muitos distúrbios que no passado levavam a incapacidades em graus variáveis. No mundo todo, pacientes portadores de doenças articulares, como por exemplo a artrose do joelho e quadril, se beneficiaram com a cirurgia para substituilção articular por próteses. Pacientes que antigamente tinham como destino a limitação de mobilidade, com o uso de muletas, cadeira de rodas, etc, hoje podem apresentar uma vida praticamente normal.

Os profissionais que trabalham em linha de produção,escritórios, bancos, serviços administrativos e outras atividades em que é necessária a repetição intensa e contínua de um determinado movimento podem ter uma condição propícia ao surgimento de alterações de uma ou várias articulações. É o que se conhece como LER (Lesão por Esforços Repetitivos) ou, mais modernamente, DORT (Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho).As LER/DORT podem desencadear vários processos, desde inflamações como tenossinovites,bursites e epicondilites até alterações mais complexas como lombalgias, ciáticas, cervicalgias,artroses etc.

Ao menos 50% das mãos mutiladas no Brasil poderiam ser preservadas se o primeiro atendimento cirúrgico fosse especializado. A avaliação é da ABCM (Associação Brasileira de Cirurgia da Mão), que divulgou uma pesquisa inédita sobre o perfil das lesões de mãos.

Clínica Alpha Center

Av. Ibirapuera, 2907 - Conj. 1611

Moema, São Paulo - SP

CEP: 04029-200

Contato

(11) 5082-1000

(11) 2339-1074

(11) 97069-1441 (WhatsApp)

Facebook

Horário de atendimento

Seg. a Sex das 8:00 as 18:30h

Responsável técnico

Dr. Sergio Eduardo Ungari da Costa

CRM 94760